CRÔNICAS

DIFERENTE POR QUÊ?

Envelhecer é um processo natural, onde ocorrem mudanças fisiológicas observadas ao longo do tempo. Deve-se  levar em consideração que na espécie humana, o envelhecimento é mais complexo, manifestando-se em todas as múltiplas dimensões: fisiológicas, emocionais, cognitivas, sociológicas, econômicas e interpessoais que influenciam o funcionamento e o bem estar social.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2008), qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade, é considerada idosa. Lembrando que essa avaliação é feita fisiologicamente, não impedindo que a pessoa tenha uma vida social e condições adequadas para uma vida saudável e ativa.
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) existem aproximadamente 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, o que representa 7,4% da população. Diante da grande população de idosos brasileiros, alerta-se:
Enxergar a velhice apenas como um fator biológico é desconhecer os inúmeros fatores que participam do processo de envelhecimento.

Cuidar do outro pressupõe atenção à sua individualidade e suas necessidades. Essa dimensão  está fundada na “arqueologia” do ser-com-o-outro. O cuidado torna- se presente através da relação que o encontro inter-humano proporciona entre os seus intervenientes, entre o cuidador e a pessoa cuidada, assim o cuidador deve ter como princípio de que é o orientador essencial para a promoção do cuidado do idoso (FRAGOSO, 2010). 

O relacionamento do idoso com o mundo se caracteriza pelas suas dificuldades adaptativas, tanto emocionais quanto psicológicas. Diante disso, o cuidado humanizado vai muito mais além de cuidados obrigatórios referentes à saúde. Remete especialmente à humanização, ao cuidado dedicado a outro, tendo em vista suas necessidades básicas, suas dificuldades e anseios. 

O que qualquer ser humano anseia é amizade, conforto, tranquilidade, carinho e atenção com o intuito de melhorar seu estado de espírito, sair da solidão e perceber o mundo em sua volta. 

Por que seria dirente com o Velho?

4 comentários em “DIFERENTE POR QUÊ?

  1. Aqui em casa desde cedo os filhos….netos …. e os bisnetos são educados a cuidar e amar os nossos idosos…assim foi ….assim é ….e sempre será……são amados …. cuidados ….admirados e respeitados…todos aqui estão muito atentos a isso….

    Curtir

      1. é verdade…..tentamos dar continuidade a educação dada pelos meus pai e avós….somos em 3 filhos e todos temos a mesma postura…..as vezes eles até tentam por as manguinhas de fora…mas percebem que as ações são únicas….a maneira de pensar e agir….e o respeito pelos nossos pais é uma coisa muito linda aqui em casa…..

        Curtir

Deixe um comentário